Ação de Limpeza Costeira Loving the Planet

Dia Internacional da Limpeza Costeira

O Dia Internacional de Limpeza Costeira

O Dia Internacional de Limpeza Costeira foi criado pela organização Ocean Conservacy com o objetivo de promover a sensibilização e educação para este tema, contribuindo para a proteção do oceano. Conta com a participação de mais de cem países e de milhares de voluntários todos os anos.

Em Portugal a celebração deste dia é promovida pela Fundação Oceano Azul, através de ações terrestres e subaquáticas em todo o território nacional, e tem a duração de uma semana (de 18 a 26 de Setembro).

A ação de Limpeza da Loving the Planet

Porque a problemática do lixo marinho tem origem comportamental e é extremamente preocupante, a Loving the Planet decidiu juntar os seus parceiros universitários e empresariais e organizar uma ação de limpeza costeira aberta ao público.

A Loving the Planet organiza assim, com o apoio da Fundação Oceano Azul e do Movimento “Quando +1= -1” uma ação de limpeza na Praia da Cruz Quebrada, em Oeiras, no dia 18 de Setembro de 2021, com início às 10h00.

Esta ação tem como principais objetivos:

 a sensibilização dos nossos parceiros para esta problemática (bem como para algumas das suas soluções) 

– a recolha e monitorização do lixo marinho encontrado 

– o reaproveitamento de resíduos que a nossa parceira Skizo* utilizará como matériaprima para os seus produtos

– bonding dos nossos parceiros 

 

*A Skizo é uma empresa portuguesa que utiliza lixo marinho, recolhido maioritariamente pelos pescadores, como matéria-prima para os seus produtos. Aquilo que anteriormente foi lixo é transformado em têxtil. Como tal, os plásticos PET (garrafões e garrafas de água e de sumos) e as redes de pesca apanhados na nossa ação irão ter uma nova vida, originando ténis, máscaras COVID, malas, etc.

Indicações para os participantes:

Aconselhamos a todos os participantes que utilizem vestuário confortável, chapéu de sol, garrafa de água, protector solar, máscara COVID e calçado confortável (preferencialmente com sola, que permita andar sobre rochas e que evite eventuais lesões).

Aconselhamos ainda a que tragam luvas resistentes reutilizáveis (como as utilizadas em jardinagem) e um utensílio cortante (canivete, faca ou tesoura) caso tenham que cortar alguns resíduos.

Aconselhamos ainda a que os participantes nunca virem as costas ao mar enquanto estão na ação, de modo a evitar eventuais acidentes